sábado, 7 de novembro de 2015

Plantas Medicinais I

       Observando o quintal de onde moro, que tem muita vegetação, resolvi catalogar, e acabei notando que muitas delas podem ser utilizadas como remédios, toda informação sobre as referidas plantas foram obtidas na internet, Muitas vezes o remédio está a nossa frente e por falta de conhecimento não o utilizamos.

Pata de vaca
A pata-de-vaca é uma planta medicinal, também conhecida como mão de vaca, pata ou unha de boi, muito utilizada para complementar o tratamento medicamentoso da diabetes.
A pata-de-vaca é uma árvore brasileira com um tronco espinhoso que produz flores grandes e exóticas, geralmente brancas.
O seu nome científico é Bauhinia forficata e as suas folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.




Para que serve a pata-de-vaca
A pata-de-vaca serve para tratar cálculos na bexiga ou nos rins, diabetes, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, tratamento para obesidade, doenças do coração e doenças urinárias.
Propriedades da pata-de-vaca
As propriedades da pata-de-vaca incluem sua ação analgésica, depurativa, diurética, hipoglicêmica, laxante, purgativa e vermífuga.
Modo de uso da pata-de-vaca
Para fins medicinais são utilizadas as folhas da pata-de-vaca.
  • Chá de pata-de-vaca: Adicionar 2 folhas de pata-de-vaca em meia xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Beber o chá 3 vezes ao dia.
Efeitos colaterais da pata-de-vaca
O efeito colateral da pata-de-vaca é o aumento do efeito dos medicamentos anti-diabéticos. Por isso, os pacientes com diabetes devem consultar o endocrinologista antes de iniciar a ingestão da planta.
Contraindicações da pata-de-vaca
A pata-de-vaca está contraindicada na gravidez, para mulheres em fase de amamentação e em indivíduos com crise de hiperglicemia

Chá de Pata-de-Vaca para Diabetes


Um excelente remédio caseiro para diabetes é o chá de pata de vaca, de nome científico Bauhinia foticata, que possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo. No entanto, seu uso deve ser conhecido pelo médico e não substitui os remédios receitados pelo médico.
Ingredientes
Modo de preparo
As folhas de pata de vaca devem ser adicionadas a água até serem fervidas. Após isso o chá deve se coado e está pronto para o uso. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia, de preferência antes das refeições.
Para quem sofre de diabetes o chá dessa planta medicinal pode ser usada como complemento do tratamento, mas é importante ressaltar que o tratamento convencional não deve ser deixado de lado.

Aroeira




Aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis.
O seu nome científico é Schinus terebinthifolius Raddie pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.
Para que serve a Aroeira
A aroeira serve para tratar febre, reumatismo, sífilis, úlceras, azia, gastrite, tosse, bronquite, íngua, diarreia, cistite, dor de dente, artrite, distensão dos tendões e infecções da região íntima.
Propriedades da Aroeira
As propriedades da aroeira incluem sua ação adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antibactericida, tônica e cicatrizante ginecológico.
Modo de uso da Aroeira
Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas, especialmente para fazer chá, e as outras partes da planta, para preparar banhos.
  • Infusão de aroeira para problemas de estômago: Adicionar 100 gramas do pó da casca de Aroeira em 1 litro de água fervente. Tomar 3 colheres de sopa ao dia.
  • Banhos de aroeira para reumatismo e problemas de pele: Colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar e tomar banho com a infusão morna.
Efeitos colaterais da Aroeira
Os efeitos colaterais da aroeira incluem reações alérgicas na pele e mucosas.
Contraindicações da Aroeira
A aroeira está contraindicada para indivíduos com pele muito sensível.


Tratamento caseiro para gastrite


Um bom tratamento caseiro para gastrite é tomar o chá de roeira diariamente. Segundo pesquisas científicas, este remédio caseiro é tão eficaz quanto o Omeprazol, um dos medicamentos mais utilizados contra a gastrite no Brasil.
Ingredientes
  • 3 a 4 pedaços de casca de aroeira
  • 1 litro de água
Modo de preparo

Ferva os ingredientes por cerca de 10 minutos, deixe amornar, coe e beba este chá várias vezes ao dia, como substituto da água.
A aroeira possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa, adstringente, cicatrizante, antiácida, antineuritica, antifúngica e antibactericida, sendo eficaz contra gastrite e úlcera por diminuir a acidez estomacal e ajudar no combate à H. Pylori.
Dicas para curar a gastrite
Para complementar este tratamento caseiro, sugere-se uma alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos, evitar o estresse, não fumar e não tomar bebidas alcoólicas, dando preferência ao consumo de alimentos cozidos em água e sal e com pouca gordura. Café e outras bebidas estimulantes também devem ser evitadas.

Solução natural para tirar manchas da pele


Uma excelente solução natural para tirar manchas da pele é o chá aroeira.

Ingredientes

  • 1 xícara de cascas de tronco e algumas folhas de aroeira
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque os 2 ingredientes numa panela e ferva de 5 a 10 minutos. Espere amornar e guarde num recipiente de vidro bem fechado.
Molhe uma gaze nesta solução e aplique sobre a pele manchada, deixando atuar por cerca de 20 minutos, e depois lave normalmente. Repita o procedimento diariamente até o completo desaparecimento das manchas.
A aroeira, chamada cientificamente de S. terebinthifolius, possui propriedades que inibem a tirosinase da pele, clareando diversos tipos de manchas. Ela é eficaz contra as manchas no rosto e na pele deixadas pela acne, sol, limão, gravidez e até mesmo pelas pílulas anticoncepcionais.
Cientificamente ela é equiparada ao ácido kójico, um dos mais eficientes na remoção de manchas na pele.

Plantas medicinais para tirar manchas da pele

Outras opções de plantas medicinais que podem ser utilizadas como remédio natural para tirar manchas da pele são:
  • Folhas de mama-cadela
  • Extrato de cascas do tronco de aroeira
  • Extrato do tronco de barbatimão
  • Folhas de saião
  • Folhas de barbatimão
  • Partes aéreas da rosa branca
  • Folhas de velame do campo
  • Folhas e raiz de boca-de-sapo
  • Folhas de arnica mineira
  • Folhas de carqueja
Uma forma muito eficaz de tirar manchas da pele é preparar um chá com alguma destas plantas medicinais e aplicar diariamente na área afetada. Outra opção é pedir pedir ao farmacêutico para criar um creme manipulado com um destes ingredientes.
Atenção: A lista foi realizada de acordo com o grau de eficácia da planta na remoção de manchas da pele.

Referência Bibliográfica

Essa foi a primeira parte, espero que gostem.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários, só assim posso saber se estão gostando e também aprender um pouco mais, obrigado.