A coisa mais importante para a vida é a água. O ideal é bebermos pelos menos 2 litros por dia para manter a saúde do corpo. O organismo utiliza água em vários processos internos, como na circulação e na digestão por exemplo. Se a pessoa ingere menos água do que seu corpo gasta ela fica desidratada fazendo com que as células se encolham e a circulação pare. O ser humano resiste no máximo três dias sem água. Por isso, mesmo em situações extremas como ficar perdido ou isolado em um ambiente selvagem é preciso manter a calma e encontrar uma fonte de água para garantir sua sobrevivência. Uma boa dica é prestar atenção na vegetação, na rota de vôo dos pássaros, nas aglomerações de insetos e nas pegadas dos animais, que geralmente indicam um caminho para água.
Se o solo for barrento é sinal de que há água nele. Nesse caso você deve fazer um buraco de 30 cm de profundidade e diâmetro e esperar que ele se encha de água. Outra opção é armazenar água da chuva com algum recipiente ou folhas de plástico. Se você estiver em um ambiente muito frio pode descongelar a neve e beber.
Mesmo que você esteja desesperado nunca coma neve nem beba outros líquidos como sangue, urina, água salgada, líquidos de peixes e álcool. Essas substâncias podem acelerar o processo de desidratação e comprometer seriamente a sua saúde. Se não houver uma fonte de água fresca como rios e cachoeiras por perto você deve aplicar técnicas de coleta. Uma alternativa é fazer um alambique subterrâneo, para isso é preciso ter pedaços de plástico, uma pedra, um recipiente, um tubo e algo para cavar.
Imagem retirada do link: http://viagem.hsw.uol.com.br/como-encontrar-agua-na-natureza2.htm
O alambique faz com que a condensação desça pelo plástico até o recipiente e pode produzir até 1 litro de água potável por dia.
Outra técnica de coleta é a da transpiração, para usá-la é preciso colocar uma pedra no fundo de uma sacola plástica e amarrá-la num galho de uma árvore com folhas.
Imagem retirada do link: http://viagem.hsw.uol.com.br/como-encontrar-agua-na-natureza3.htm
A umidade que a planta produzir será armazenada na sacola e pode ser consumida.
Se você estiver perto da costa pode fazer um poço de praia, cavando um grande buraco atrás de uma duna, depois coloque pedras na parte de baixo do poço (para separar a areia do fundo da água acumulada) e alinhe as laterais com madeira para que as paredes não desmanchem.
Imagem retirada do link: http://viagem.hsw.uol.com.br/como-encontrar-agua-na-natureza3.htm
A técnica do poço pode render 20 litros de água filtrada em poucas horas.
Mesmo que você esteja perto de um rio ou outra fonte de água fresca é preciso filtrá-la e purificá-la para evitar contaminações, a melhor opção é a fervura, mas você também pode usar um pano ou filtro caseiro feito de pedras, sacola plástica, areia e carvão vegetal para conseguir água limpa e pronta para beber.
Imagem retirada do link: http://viagem.hsw.uol.com.br/como-encontrar-agua-na-natureza2.htm
--
Charles Bryant. "HowStuffWorks - Como encontrar água em um ambiente selvagem". Publicado em 07 de janeiro de 2008 (atualizado em 28 de novembro de 2008)http://viagem.hsw.uol.com.br/como-encontrar-agua-na-natureza1.htm (28 de novembro de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem seus comentários, só assim posso saber se estão gostando e também aprender um pouco mais, obrigado.