quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cuidados com o Cantil


Normalmente quando chegamos de uma aventura ou expedição é comum pegarmos o cantil, passar uma água, deixar secar (ou nem sempre) e pronto. Ele vai para o armário!

Infelizmente este procedimento é uma "mão na roda" para a proliferação de microorganismos dentro do recipiente. Por este motivo resolvi colocar aqui no blog algumas dicas que são bem úteis para manter seu cantil longe desses "bichinhos" indesejáveis.

Uma primeira dica básica é: após qualquer atividade, sempre limpe seu cantil, não o guarde com resto de água ou molhado.


Se o seu cantil for de plástico, fica a dica de nunca lavá-lo com detergente, sabão ou qualquer outro produto deste tipo, pois deixa gosto no cantil e sempre que for beber água você irá lembrar do dia em que lavou seu equipamento com estes produtos.

O ideal e recomendado por vários fabricantes de cantil é lavar apenas com água e escova (dessas de lavar mamadeira de bebê) dando especial atenção à boca do cantil e também à rosca de abertura da tampa. Também é indicado o uso de água sanitária diluída, lavando bem em água corrente após este procedimento, ou fazer uso de uma pastilha de clor-in 1 diluída em um litro de água ou, ainda, hidrosteril, na proporção recomendada pelo fabricante.

Vale lembrar que o cantil ou squeeze de plástico não podem receber outro líquido que não seja água, pois o gosto da bebida irá impregnar no cantil ou garrafinha fazendo depois com que a água colocada fique com gosto da bebida armazenada anteriormente. Se isso acontecer e seu cantil ficar com gosto de outra bebida você pode lavá-lo com água quente e sal. Geralmente resolve!



Outra dica importante é nunca deixar o cantil em sol pleno, além de esquentar a água, o sol danifica o plástico do cantil e diminui drasticamente a vida útil do equipamento. Por este motivo é altamente recomendável o uso de uma capa protetora (igual ou similar a que aparece na primeira foto deste texto!). Além de proteger seu cantil a capa permite que o mesmo possa ser pendurado no cinto ou na mochila do aventureiro.

Seguindo estas dicas, seu cantil ou squeeze sempre estarão livres de microorganismos e terão sua vida útil preservada por muitos anos.

(SOS Aventura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários, só assim posso saber se estão gostando e também aprender um pouco mais, obrigado.