Kit de Sobrevivência ou Kit de Emergência
Como montar um kit de sobrevivência?
Praticar atividades ao ar livre como acampamentos, caminhadas, expedições, pescarias, rafting, entre outras, exige alguns cuidados. A mãe natureza e o acaso são imprevisíveis. Além dos equipamentos normais para cada tipo de atividade junto à natureza, é muito importante termos um pequeno kit de sobrevivência para lançarmos mão caso as coisas fujam de nosso controle. Montando um kit, use, mesmo que você vá fazer uma atividade de poucos minutos, principalmente se a atividade envolver caminhadas no meio do mato. O nome kit de sobrevivência na maioria das vezes poder parecer um pouco exagerado, já que muitas pessoas realizam atividades perto de casa ou em locais não muito selvagens. Se preferir, chame seu conjunto de kit de emergência ou da forma que lhe pareça mais adequado, pois este conjunto de equipamentos pode ser útil em muitas situações nem tão extremas assim!A seguir, mostrarei apenas um exemplo. O conjunto pode variar de acordo com suas habilidades e das condições do local onde será realizada sua aventura.
Itens essenciais:
Chamo de itens essenciais aqueles que devem fazer parte de seu equipamento usual, mesmo que não seja dentro do kit de sobrevivência.
- Cantil;
- Bússola (se não souber como utilizá-la, aprenda);
- Facão, canivete ou faca (ou um conjunto);
- Lanterna de boa qualidade para o caso de acampamentos noturnos.
Agora o kit de sobrevivência ou emergência:
- Uma pequena lanterna (se você tem a certeza que efetuará atividades noturnas, uma boa lanterna torna-se item essencial);
- Clorin ou Hidrosteril (ou qualquer outra forma para purificar água);
- Isqueiro, pederneira ou fósforos (o fogo é muito importante, tenha pelos menos duas maneiras diferentes para iniciá-lo);
- Pedaços de câmara de pneu ou outra forma para auxiliar a iniciar o fogo;
- Um pedaço de corda não muito grossa (perto de 2mm está ótimo);
- Alguns anzóis de tamanho variado e um pedaço de linha de pesca;
- Agulha e linha para pequenos reparos nas roupas, barracas e demais equipamentos;
- Um cobertor ou saco de dormir de emergência fabricado em aluminio;
- Um apito, para avisar sua localização com maior facilidade.
Em minha opinião, a melhor forma de purificar água é fervê-la, evitando produtos químicos. Em alguns casos, quando estamos em deslocamento ou quando não conseguimos fazer fogo, ter uma forma extra de purificação é primordial. O Clorin é vendido em algumas lojas de caça e pesca. Você pode optar pela forma de purificação que mais lhe agradar, eu tenho usado o Hisdrosteril.
Para ajudar a iniciar o fogo, algumas pessoas carregam apetrechos derivados do algodão, que é muito inflamável, outras pessoas carbonizam peças de roupas de algodão, eu gosto de ter comigo algumas pequenas tiras de câmaras de pneu ou até mesmo alguns pedaços de algodão acomodados em um vasilhame impermeável.
Alguns poucos anzóis de tamanhos variados e linha de pesca são ótimos e não ocupam espaço. A linha de pesca pode ser muito útil para auxiliar na montagem de uma cobertura improvisada para seu abrigo e na montagem de pequenas armadilhas. Eu gosto de levar alguns metros de corda de 1.5 mm de polipropileno para auxiliar na montagem de um abrigo e também poderia ser útil na construção de armadilhas, para tanto, prefiro as cordas pretas, mais discretas. Uma corda pode ser útil para outras atividades que exijam mais resistência do que uma linha de pesca, sem falar na facilidade de fazer nós, que uma linha de pesca certamente não tem.
Cobertores de emergência são encontrados facilmente em lojas de caça e pesca, custam pouco, e além de aquecer, podem servir para fazer reflexos para orientarmos equipes de resgate distantes. Existem até mesmo sacos de dormir muito baratos e práticos feitos com o mesmo material. Você pode optar por ter um pequeno espelho em seu kit de sobrevivência para sinalizar com mais eficiência para equipes de resgate.
Caçar animais é crime ambiental no Brasil, mas em uma situação de vida ou morte, é interessante ter o material necessário para a sua subsistência, isto inclui cordas para armadilhas.
Lembre-se que a lista acima é apenas um exemplo. Adapte seu kit de acordo com suas necessidades e habilidades!
Quando no mato, carregue seu kit com você SEMPRE! Você nunca sai de casa para uma atividade mateira achando que as coisas darão errado, esteja sempre preparado para imprevistos.
Caso tenha sugestões, comente este artigo para enriquecer o texto com sua experiência.
(Mestre Tocandira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem seus comentários, só assim posso saber se estão gostando e também aprender um pouco mais, obrigado.